AÇÕES SOCIAIS DIRETAS QUE A CERISAP OFERECERÁ GRATUITAMENTE AOS BAIRROS CARENTES DA GRANDE JOÃO PESSOA-PB:
Atividades Físicas e Oficinas Terapêuticas para a Terceira Idade
Buscaremos um trabalho interdisciplinar (Psicologia, Medicina Clínica, Educação Física, Fisioterapia), que terá como finalidade estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade, buscando minimizar o estigma as que sempre estão submetidos e a valorizar as potencialidades de cada participante, onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área. Realizaremos Atividades Físicas adaptadas bem como Oficinas Artísticas (Terapêuticas), também para os Idosos carentes.
Para uma maior integração na Comunidade/Sociedade, e melhor apreensão do conhecimento acerca das possíveis alterações orgânicas, psicológicas, fisiológicas dos assistidos, idealizaremos a SEMANA DO IDOSO, momento este destinado a discutir, analisar e refletir sobre temáticas que envolvem o processo de envelhecimento, e seus cuidados, com a participação da Família.
Teremos exposições Artísticas, com as peças artesanais preparadas por nossos Pacientes, com isso, será criado o Bazar da Solidariedade, com toda a renda revertida para as Famílias Carentes.
O objetivo em criar o Bazar da Solidariedade, é expor todos os trabalhos Artesanais executados nas diversas Oficinas Oferecidas pela CERISAP, destacando-se, a grande oportunidade em que os Pacientes assistidos, eles possam gerar uma renda extra, assim, terão uma ajuda a mais no sustento de suas Famílias, já tão carentes. Serão oferecidas diversas Oficinas: Bolsas, Pinturas em quadros, porta-objeto, bijuterias, enfeites de parede, bonecas de pano, potes decorados, móbiles, cantoneiras, cestos de papel reciclado, panos de prato e toalhas bordadas, caixas de presente, Oficinas de materiais plásticos descartáveis, entre muitos outros.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E/OU COM DE MOBILIDADE REDUZIDA (SEQUELAS DE ACIDENTES).
Equipe de Profissionais à disposição dos Bairros Carentes de JP:
Atuação de cada Profissional em sua Área (Resumo)
v Psicologia:
É o Profissional que atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. Desta forma, visa resolver estes problemas para que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida, resgatando sua auto-estima para os relacionamentos Familiares e Sociais em Geral.
v Fisioterapia:
É o Profissional que atua na reabilitação de várias patologias, como também na prevenção de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, e é responsável pelo tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
v Fonoaudiólogo:
É o Profissional habilitado que atua na avaliação, prevenção, diagnóstico e reabilitação tratamento fonoaudiologico, nas Áreas de Distúrbios de Fala, Audição, Voz, Deglutição e Motricidade Orofacial, Escrita, Audição / Equilíbrio, Sistema Nervoso e Sistema Estomatognático, realizando terapia individual e/ou em Grupos.
Assistente Social:
É o Profissional que auxilia a promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde da comunidade, desenvolvendo estratégias de ação para enfrentar os problemas sociais de terminado público-alvo, com inclusão social do indivíduo na família, na comunidade e no meio ambiente.
v Nutricionista:
É o Profissional que está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as Áreas do conhecimento, em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais, para a promoção, manutenção e recuperação da Saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, isto contribui para uma melhor qualidade de vida.
v Terapeuta Ocupacional:
O Terapeuta Ocupacional trabalha com déficits físicos, mentais (transtornos psíquicos e cognitivos) e sociais; ou seja, com tudo que dificulte ou ameace a funcionalidade do homem (criança, adulto ou idoso), para que este não seja excluído da sociedade, e busca recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, reabilitarem através das atividades, promoverem o indivíduo na esfera biopsicossocial, e recuperar o homem em sua totalidade. Portanto, deve ser aplicada onde houver limitação funcional, seja de caráter físico, mental ou social.
v Pedagogo:
É o Profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Atuará em diversas áreas educativas, e compreende a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo, será capaz de produzir conhecimentos e acompanhar a aprendizagem educacional, planejamento e execução de planos, dinamismo, e reestruturação na forma de tratar a perfeita aprendizagem, fazendo com que muitos alunos com certa dificuldade em aprender, obtenham o saber em comunicar-se, concentrar-se em sala de aula, tendo muito mais desenvoltura educacional.
v Psicopedagogo:
O Psicopedagogo realiza um trabalho de prevenção a Transtornos da aprendizagem, dificuldade de concentração, inibição e aspectos emocionais, síndromes, estresse, auxílio em trabalhos escolares, estimulação dos pré-requisitos para aprendizagem (atenção, memória, etc.), diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizado escolar, Aromo terapia, reflexologia e relaxamento. As causas desta dificuldade podem ser de origem física (estrutura do sistema nervoso central e maturidade neurológica) ou psíquica (dificuldade de adaptação social, dificuldade de aceitação de regras de comportamento, falta de interesse e valorização do aprendizado etc.). Qualquer uma dessas causas pode ocasionar sintomas como a falta de atenção e concentração e a dificuldade de compreensão e memorização.
v Pedagogo em Artes (Oficinas de Artes Terapêuticas):
O Pedagogo atuando no campo social com as Oficinas de Artes Terapêuticas são instrumentos na reabilitação Familiar, no contexto psicossocial, elas identificam falhas e contradições, apontando caminhos de superação, representando um instrumento importante de ressocialização e inserção individual em grupos, na medida em que propõem o trabalho, o agir e o pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial. Ela permite a possibilidade de projeção de conflitos interno-externo por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário. Os familiares destacaram o impacto positivo destas Oficinas, em sua trajetória de tratamento e de vida, o que leva a melhorar e muito a harmonia familiar, de uma maneira geral.
v Enfermagem na atuação Social:
É o Profissional responsável inicialmente pela promoção, prevenção, e auxílio na Reabilitação da Saúde básica dos indivíduos na Família, dentro de sua Comunidade. Está apto a executar alguns procedimentos importantes como, por exemplo: Auxiliando nas Reabilitações com Palestras preventivas para as Famílias atendidas; Acompanhamento do paciente, visitas domiciliares para monitoramento e averiguação das condições básicas de Saúde das Famílias atendidas, e também na orientação de higiene; entre outras tarefas importantes no âmbito social de uma Família carente.
v Educadores Físicos (Voltados para a 3ª Idade):
Profissionais responsáveis pela orientação correta de atividade Física, em praticar maneira benéfica, reabilita para um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. A participação do Idoso em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. A relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.
Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade Física, ainda existe outros importantes benefícios para a terceira idade:
Melhora da velocidade de andar;
Melhora do equilíbrio;
Aumento do nível de atividade física espontânea;
Melhora da auto-eficácia;
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
Ajuda no controle do Diabetes, da Artrite, Doença cardíaca;
Melhora de a ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos, trazendo melhorias na qualidade de vida das pessoas na terceira idade:
Fortalece os músculos das pernas e costas; Melhora os reflexos; Melhora a sinergia motora das reações posturais; Melhora a velocidade de andar; Incrementa a flexibilidade; Mantém o peso corporal; Melhora a mobilidade; Diminui o risco de doença cardiovascular, entre outros.
v Médico Psiquiatra:
É o Médico que se dedica a estudar todas as doenças que danifiquem os tecidos conjuntivos ou as articulações, e sejam degenerativas (algumas são inflamatórias), como as artrites, escleroses, fibromialgia, gota, osteoartrite, osteoporose ou lupus. Existem mais de 100 doenças reumáticas e a maioria delas começa com uma simples dor nas juntas, que pode ser uma tendinite, um problema de coluna ou mesmo uma artrite reumatóide, e o médico precisa diagnosticar e tratar doenças deste tipo, e como qualquer outro tipo de médico, também poderá realizar investigações nesta área. Reumatismo é doença séria e precisa ser tratada.
v Médico Neurologista:
É o Médico especialista que investiga, dão o diagnóstico e tratam dos distúrbios estruturais do sistema nervoso, suas relações e seus transtornos. O sistema nervoso coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. Os neurônios e os nervos são partes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes em tal coordenação. Ele lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
v Médico Ortopedista:
É Médico que se dedica exclusivamente à prevenção e cura de deformidades associadas ao aparelho locomotor humano.
Ele tem como principal função diagnosticar e tratar doenças que afetam os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos, ele quando especializado, pode também realizar cirurgias ortopédicas para corrigir problemas que aparecem no esqueleto ou em suas associações.
v Médico Reumatologista:
É o Médico que se dedica a estudar todas as doenças que danifiquem os tecidos conjuntivos ou as articulações, e sejam degenerativas (algumas são inflamatórias), como as artrites, escleroses, fibromialgia, gota, osteoartrite, osteoporose ou lupus. Existem mais de 100 doenças reumáticas e a maioria delas começa com uma simples dor nas juntas, que pode ser uma tendinite, um problema de coluna ou mesmo uma artrite reumatóide, e o médico precisará diagnosticar e tratar doenças deste tipo, e como qualquer outro tipo de médico, também poderá realizar investigações nesta área. Reumatismo é doença séria e precisa ser tratada.
Enfim, este é um pouco do Trabalho que a CERISAP chega para oferecer a todas as pessoas carentes da nossa Cidade.
CERISAP - Unindo forças para Uma Saúde Melhor!